Aguarde por favor...

Orientações Gerais sobre o Tratamento de Radioterapia

Prezado Paciente

Você irá receber aplicações de radioterapia e provavelmente terá muitas dúvidas sobre o tratamento. Por isso preparamos algumas orientações básicas sobre o tratamento e cuidados específicos a serem tomados durante as aplicações e suas possíveis complicações. Porém, não deve substituir as conversas com os profissionais de saúde que o atendem. Lembre-se que nenhuma pergunta é sem importância e que, juntos, podemos contribuir para o sucesso do seu tratamento.

O que é a radioterapia?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizante (raio-x, por exemplo), que são um tipo de energia, para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. Essas radiações não são visíveis e durante a aplicação você não sentirá nada. Há várias técnicas de tratamentos e o seu medico radioterapeuta é quem está habilitado para definir qual a melhor opção para o seu caso, em função de vários fatores, como tipo de tumor, localização, tratamentos anteriores e adjuvantes e etc.

Quais os benefícios da radioterapia?

A maioria dos pacientes com câncer são tratados com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada, ou até mesmo curada. Em alguns casos a radioterapia pode ser usada em conjunto com a quimioterapia, que é o uso de medicamentos específicos contra o câncer. Isso vai depender do tipo de tumor e da escolha do tratamento ideal para superar a doença. Dependendo da área a ser tratada, podem ou não surgirem efeitos colaterais comuns a radioterapia. Por isso, durante o tratamento, você terá consultas de revisão com seu médico, em particular, para avaliação e tratamento destes efeitos.

Como é feita a radioterapia?

De acordo com a localização do tumor, o paciente é posicionado, geralmente deitado, com as devidas proteções personalizadas para cada paciente, de modo que a radiação emitida pelo aparelho seja direcionada precisamente ao local a ser tratado.

Quais as etapas do tratamento?

1ª Etapa – Consulta Médica

O primeiro passo é passar por uma consulta de avaliação com um médico radioterapeuta, que irá examina-lo, avaliará seus exames e fará uma série de perguntas para saber tudo que tem ocorrido com você, e ainda solicitar novos exames, caso necessário para definição do tipo, dose e tempo de tratamento.

2ª Etapa – Programação de Tratamento

Para programação e planejamento do tratamento, geralmente utilizamos uma imagem de tomografia específica para este fim (nos casos de tratamentos Conformacional 3D e IMRT), que permitirá ao médico delimitar á área a ser tratada com precisão milimétrica. Isso é feito através de softwares específicos de planejamento de tratamento.

Muitas vezes é necessário fazer algumas marcações de posicionamento na pele que devem ser preservadas durante todo o tratamento.

Em alguns casos o planejamento é realizado em uma sala de simulação, ao invés da imagem de tomografia.

Para garantir a precisão do tratamento, alguns acessórios de posicionamento e imobilização são utilizados, como máscara termoplástica, apoio de pés, apoio de coxa, vac fix, e etc. Estes têm a finalidade de garantir que você permanecerá sempre na mesma posição e que não irá se mover durante a aplicação.

3ª Etapa – Planejamento / Física Médica

Após o médico indicar a área a ser tratada, encaminhará à equipe de física médica, que fará todos os cálculos para assegurar que a dose de radiação aplicada seja igual a prescrita e que o alvo seja atingido com precisão, protegendo ao máximo as células e órgãos saudáveis ao redor do tumor.

A Equipe de física médica também é responsável pelo controle de qualidade dos equipamentos.

4ª Etapa – Aplicações

No primeiro dia de aplicação você deverá se dirigir ao aparelho indicado e seguir as orientações do técnico de radioterapia, que o acompanhará durante todo tratamento. Ele irá posicioná-lo na mesa de tratamento e, durante a aplicação, saíra da sala e o acompanhará da sala de controle através de um monitor de vídeo e áudio, e vocês poderão se comunicar a qualquer momento.

O paciente deve seguir todas as orientações do técnico e permanecer o mais relaxado possível.

Todos os seus acessórios personalizados serão devidamente identificados e guardado na sala de tratamento para serem utilizados durante todo tratamento.

As aplicações são realizadas todos os dias, de segunda a sexta-feira, com duração de 10 minutos em média.

É muito importante que você não falte nenhum dia para não prejudicar o seu tratamento.

Revisão Médica

A partir da décima aplicação, você terá uma consulta de revisão com seu médico, para realizar um exame físico e possíveis efeitos colaterais do tratamento. Uma vez por semana é feito o controle do médico para diminuir os efeitos que possam surgir.

Você também pode solicitar a qualquer momento uma consulta para relatar algum desconforto relacionado ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais da radiação dependem da área tratada e se está sendo realizado quimioterapia junto à radioterapia.

Os mais comuns são cansaço, reações de pele, e em alguns casos, perda de apetite ou dor aos engolir.

Geralmente aparecem ao final da segunda semana de tratamento e desaparecem poucas semanas após o término das aplicações.

Converse com o técnico de radioterapia que lhe acompanha nas aplicações ou com seu médico sobre o que você está sentindo, para que possam ajudá-lo a minimizar os efeitos colaterais da radiação.

Nossos profissionais estarão sempre prontos para atende-lo, diariamente.

Unidade Radioterapia ABC

Telefone: 11 4433 4141
Agendamentos: atendimento@radioterapiaabc.com.br
Informações: contato@radioterapiaabc.com.br

Endereço: Avenida Portugal, 592 Centro - Santo André - SP - CEP: 09040-000

Unidade Radioterapia ABC Mulher

Telefone: 11 3171-0078
Agendamentos e informações: braquiterapia@radioterapiaabc.com.br
Endereço: Rua Pamplona, 100 - Jardim Paulista, São Paulo - SP CEP: 01405-000

No interior da Clínica Cepro.