Aguarde por favor...

Agosto Branco – Mês de Conscientização e Prevenção do Câncer de Pulmão

agosto-branco.png

O câncer de pulmão é o tipo mais comum de tumor maligno, exceto pelos tumores de pele não-melanoma. Sendo a principal causa de morte por câncer. Em geral, acomete pessoas mais velhas (50 a 70 anos).

Existem dois tipos principais de câncer de pulmão: o de pequenas células e o de não pequenas células, sendo este último o mais comum, respondendo por 85% dos casos, e cujos subtipos principais são os adenocarcinomas e os carcinomas espinocelulares.

Prevenção

Como 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados com o tabagismo, não fumar é a principal forma de prevenção da doença, assim como evitar o fumo passivo. 

Recomenda-se ainda evitar a exposição à poluição do ar e a produtos químicos cancerígenos (como o arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila, gás de mostarda e éter de clorometil), encontrados em determinados ambientes de trabalho.

O consumo de frutas e verduras em abundância também é indicado.

Os sintomas mais comuns observados em pacientes com câncer de pulmão são:

– Tosse persistente

– Escarro com sangue

– Piora da falta de ar

– Perda de peso e de apetite

– Pneumonia recorrente ou “bronquite”

– Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns

Como é feito o diagnóstico? 

Em geral, o primeiro exame que levanta a suspeita do câncer de pulmão é o RX de tórax simples. Com essa suspeita, realiza-se complementação com Tomografia Computadorizada do Tórax e por fim, a biópsia do tecido pulmonar é necessária para se confirmar o diagnóstico.

Tratamento

As principais opções de tratamento para o câncer de pulmão é a cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo.

A escolha de um ou mais tratamentos citados anteriormente ocorrem de acordo com o tipo histológico, ou seja, o tipo de célula encontrada no tumor, extensão da doença, seja restrita ao pulmão ou se acomete gânglios regionais ou se acomete outros órgãos, e ainda, considerando condições clínicas do paciente e outras doenças pré-existentes.

Cirurgia

É o tratamento de escolha para os tumores no estágio inicial, que representam cerca de 30% dos casos. Ela tem o objetivo de tentar curar o câncer, mas para isso o cirurgião precisa conseguir retirar todo o tumor durante a  cirurgia, por isso é indicada nos casos iniciais.

Quimioterapia

A quimioterapia é o tratamento administrado por via intravenosa (“na veia”) com o objetivo de parar o crescimento das células do tumor e/ou eliminá-las.

É realizada em associação à radioterapia para os casos não elegíveis para cirurgia, ou isoladamente em casos em que o câncer de pulmão já acometeu outros órgãos.

Radioterapia

A radioterapia utiliza radiação ionizante para matar ou impedir que as células do tumor cresçam.

A radioterapia no câncer de pulmão geralmente é realizada com a quimioterapia e pode ter intenção curativa em pacientes não candidatos a cirurgia. Essa forma de radioterapia com alta dose final é chamada radioterapia radical.

Radioterapia pós-operatória pode ser indicada a depender dos achados à cirurgia, conforme indicação da equipe médica.

Em casos de doença disseminada (que já acometeu outros órgãos), a radioterapia pode ser utilizada com intuito paliativo para controle local e de sintomas (como sangramento, dor e obstrução de vias aéreas).

O tratamento radioterápico curativo para câncer de pulmão dura entre 6 e 7 semanas e é realizado todos os dias, 05 vezes por semana (de segunda a sexta-feira). As aplicações da radiação são rápidas (duram poucos minutos) e indolores.

Terapia-alvo

Trata-se de uma nova forma de tratamento de câncer, frequentemente usada em pacientes cujo tumor tenha determinadas características moleculares (genéticas). Diversos estudos estão em andamento para selecionar os grupos de pacientes que melhor se beneficiam deste tratamento.

Unidade Radioterapia ABC

Telefone: 11 4433 4141
Agendamentos: atendimento@radioterapiaabc.com.br
Informações: contato@radioterapiaabc.com.br

Endereço: Avenida Portugal, 592 Centro - Santo André - SP - CEP: 09040-000

Unidade Radioterapia ABC Mulher

Telefone: 11 3171-0078
Agendamentos e informações: braquiterapia@radioterapiaabc.com.br
Endereço: Rua Pamplona, 100 - Jardim Paulista, São Paulo - SP CEP: 01405-000

No interior da Clínica Cepro.