Aguarde por favor...
A radioterapia conformacional 3D ou tridimensional é uma modalidade de radioterapia externa que reune imagens adquiridas por tomografia computadorizada, ressonância magnética (ou PET) e, através do software de planejamento, cria uma imagem tridimensional do tumor possibilitando maior precisão na emissão dos feixes de radiação na área alvo de tratamento, com as devidas margens de segurança. Desta maneira, é possível resguardar ao máximo os tecidos saudáveis próximos ao tumor e reduzir toxicidades agudas e tardias.
É uma modalidade usada para o tratamento de diferentes tipos de câncer de cabeça e pescoço, próstata, gastrointestinais, torácicos, mama e tumores cerebrais.
A radioterapia de intensidade modulada (IMRT) é uma modalidade de radioterapia externa conformacional com alta precisão o que permite a administração de uma dose maior no tumor, quando necessário, com menor efeito colateral e impacto nas áreas saudáveis adjacentes.
É uma modalidade indicada principalmente para tratamentos de cabeça e pescoço, sistema nervoso central, Próstata e Canal Anal.
Em função do baixo poder de penetração, os tratamentos com feixe de elétrons são indicados para lesões superficiais, de pele ou tumores localizados a poucos centímetros de profundidade.
É uma modalidade indicada nos tratamentos de tumores ginecológicos. A técnica consiste na colocação de uma única fonte radioativa focada diretamente no tumor durante um período de tempo, preservando os tecidos sadios e os órgãos próximos. Tratamento realizado na Unidade Radioterapia ABC Mulher , saiba mais.